Principais dúvidas sobre Implantes Dentários

O que são Implantes Dentários?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Como funcionam os implantes dentários?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes dentarios não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, ápices alveolares pouco pronunciados ou aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar.

Para receber um implante dentário, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.

A Associação Dentária Americana (ADA) considera seguros dois tipos de implantes. São eles:

  1. Implantes ósseo integrado: estes são implantados cirurgicamente diretamente no osso maxilar. Uma vez cicatrizada a região da gengiva que o circunda, uma segunda cirurgia é necessária para conectar um pino ao implante original. Finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao pino, individualmente, ou agrupado em uma prótese fixa ou dentadura.
  2. Implantes subperiósticos: consistem numa estrutura metálica que é encaixada sobre o maxilar bem abaixo do tecido da gengiva. Assim que a gengiva cicatriza, a armação torna-se fixa ao maxilar. Pinos, que são ligados à armação, projetam-se através da gengiva. Assim como no implante ósseo integrado, dentes artificiais são, então, encaixados nos pinos.

Qual a durabilidade dos implantes?

Os implantes dentários em geral duram de 10 a 20 anos, dependendo da sua localização e da colaboração do paciente em fazer uma boa higiene bucal e de suas visitas regulares ao dentista. Por sofrerem mais estresse e serem mais utilizados, os implantes dos molares não costumam durar tanto tempo quanto os implantes localizados na parte frontal.

Dói colocar implante dentário?

Não há dor no procedimento de implante dentário, mas alguns fatores precisam ser levados em consideração:

  • Tomar os remédios prescritos corretamente;
    Seguir os cuidados pré e pós operatórios;
    Escolher um profissional especialista, experiente e, de preferência, com as tão valorizadas “mãos leves”. Este é um fator muito importante.

Quanto tempo demora para colocar um implante?

10 minutos. O tempo cirúrgico para colocação de um implante, quando realizado por um profissional experiente e utilizando-se de sistemas mais sofisticados, é extremamente rápido.

Já o processo final de cicatrização leva em média de 3 a 4 meses, período em que ocorre a chamada “osseointegração” e, então, os implantes ficam prontos para receberem as coroas ou a parte dentária destinada a mastigação e sorriso.

É importante lembrar que durante todo o tratamento o paciente utiliza uma prótese provisória, portanto, não fica sem dentes.

É possível colocar prótese fixa na parte inferior?

Sim. A prótese fixa ou a prótese protocolo podem ser realizadas tanto na parte de cima quanto na parte de baixo.

Existem variações de técnicas que permitem a colocação dos dentes em apenas 3 dias.

Quem usa dentadura ou prótese móvel há muitos anos pode colocar implante?

Sim. Não importa há quanto tempo você utiliza dentadura ou prótese removível (as famosas pontes).

Muitas vezes pacientes com 80 anos de idade, que já usam dentaduras há mais de 60 anos, conseguem fazer seus implantes.

Em alguns casos, quando já houver atrofia óssea, impossibilitando a colocação dos implantes, é necessário fazer algum tipo de enxerto para a preparação inicial.

 

Como saber se minha boca pode receber implantes dentários?

À princípio não existe contra indicação absoluta para implantes. Porém, é necessário fazer uma avaliação com um especialista para determinar o plano de tratamento.

Não existe contra indicação absoluta para implantes dentários.

Durante uma consulta, o especialista avalia as condições de saúde e também as condições bucais do paciente determinando se há a necessidade de enxertos ósseos, por exemplo, ou se possui alguma doença que precisa ser tratada ou controlada.

Pessoas diabéticas muitas vezes acham que não podem se submeter a um tratamento com implantes, no entanto, basta estarem com o devido controle e sob acompanhamento médico. Dessa forma não haverá problemas.

 

Você faz o tratamento através de um convênio?

A maioria dos convênios não oferece cobertura para tratamentos com implantes dentários. No entanto, aqui na Ultra Smile Unidade Horizonte Ceará, contamos com planos de pagamento próprios, que permitem que um número muito maior de pessoas tenham acesso a esses tipos de tratamento.

 

Qual o preço dos implantes dentários?

A respostas para essa pergunta envolve dois aspectos principais: a variação dos tipos de implantes dentários e a uma lei do Conselho Federal de Odontologia.

O preço de implantes varia de acordo com marcas, tipos de materiais dos dentes, laboratórios, sistemas protéticos, profissionais e etc. São infinitas variações e, para cada pessoa, existirão diversas opções. Alguns sites na internet divulgam preços de implantes mostrando variação de valores de R$ 900 até R$ 4000 em média.

A lei do Conselho Federal de Odontologia, não permite a divulgação de valores de tratamentos, incluindo o de implantes.

Por esses dois fatores, é necessário agendar uma consulta para que o seu caso possa ser avaliado de maneira individual e para que você receba uma proposta de acordo com a sua necessidade.

Consegui tirar suas dúvidas?

Espero que tenho tirado suas dúvidas, mas caso ela não seja nenhuma das respondidas acima, é só clicar aqui e me escrever o que deseja saber.

Precisa marcar uma consulta?

Caso queira marcar uma consulta, será um prazer atendê-lo. Basta preencher este formulário ou entrar em contato ou enviar um whatsapp para (85) 99155-5300  ou clique aqui 

Fonte: www.odontosites.com.br